Design by Laurie

terça-feira, 25 de agosto de 2009

PAP da Irlanda - por Carlinha Falls

Gente, esse é o PAP from IRELAND que eu prometi. Quem fez o workshop foi a Carlinha Falls. Leiam o relato super especial dela antes de verem o passo a passo MARAVILHOSO que ela fez para nos mostrar o que tem rolado em Scrap lá na Irlanda. Espero que gostem...




"Entre uma pausa e outra para tirar leite para meu bebê de 4 meses, eu consegui fazer parte de um workshop em scrapbook que durou 2 dias, das 9:30 da manhã até 4:30 da tarde. Alegria. Alegria.

Novas mamães também tem o direito de um tempinho para relaxar e sentir saudades de nossas pessoinhas tão preciosas que tomam cada segundo de nosso tempo. O workshop foi um momento muito importante para que minha mente se desligasse dos desafios de ser uma mãe de primeira viagem, especialmente mãe de um menininho muito corajoso que nasceu com um problema no intestino e enfrentou uma cirurgia no 3º dia de vida...se ter um bebê saudável dá trabalho, um bebê que requer mais atenção pode nos deixar emocionalmente e fisicamente exaustas, por isso estes dois dias de scrapbook me ajudaram a “manter a forma” para dar o melhor para meu mini super-herói!

O workshop foi realizado na Faculdade metropolitana de Belfast com a intenção de fazer scrapbook mais popular, portanto o nível do workshop foi básico e nossa professora – cheia de talento – nos levou a investir nossa criatividade com a idéia de “reciclagem”.


Nossa professora foi Jacqui Milliken

http://www.jacquimillikendesign.com


Ela foi uma das pioneiras que introduziu scrapbooking na Irlanda do Norte, 6 anos, atrás e desde então tem trabalhado em clubes para crianças após o horário escolar, grupos de pessoas com dificuldades mentais, grupos comunitários, fazendo cursos, workshops, participado de esquemas para desenvolvimento educacional e pessoal, como o Duke de Edinburgh, e muito mais, tudo isso utilizando scrapbooking.


Jequi recicla absolutamente TUDO que você pode imaginar.


Uma de suas criações é um “álbum-bolso” na qual as páginas são feitas com saquinhos de vômito de um cruzeiro marítimo na qual ela viajou. Para manter as fotos, tickets e outras memórias, nada melhor do que algo que vem do próprio navio. O resultado é lindo e criativo.

Jaquie nos levou a explorar o uso do papel e as maneiras que podemos reciclar o material que estamos utilizando para obter um resultado criativo e que não deixa de ser bonito pela falta de fitas, botões , brilhos e colas especiais tão utilizadas em scrapbook.

A idéia era mostrar que , no caso você não tenha dinheiro para os “extras”, a máxima utilização do papel resulta num trabalho imaginativo e belo.

Após a introdução de nosso workshop a informação mais importante que tivemos era de que scrapbook é a nova maneira de manter nossas memórias fotográficas de forma criativa e menos entediante, porém alguns materiais contendo ácido danificam as fotos com o passar do tempo.

É importante para a conservação das fotos que escolhamos papeis e materiais livres de ácido. Estes itens já estão disponíveis no mercado especializado em scrapbook. Cada vez mais as companhias de papeis e materiais estão investindo para fazer scrapbook uma arte completa para seus artistas...boa notícia para nós!!!

Todas as participamentes do workshop eram nível básico, muitas tiveram contato com scrapbook pela primeira vez na vida e nosso primeiro desafio era montar um “mini-album-sanfona”.

Uma das informações importantes que Jequie compartilhou conosco é a de que um álbum em scrapbook existe para contar uma história. Jogar fotos aleatórias num mini-álbum ou álbum não acrescenta nada àqueles que o verão, mas quando as fotos são montadas para contar uma história, o scrapbook tem o poder de passar esta história sem o uso de palavras.

Minha escolha foi minha gravidez e o nascimento de meu filhinho e, para falar a verdade, eu fui meio sortuda porque levei fotos ideais para a construção do mini-álbum.

Aqui vai um passo a passo de como construir este álbum."



Você precisará de:

· 3 tiras de cardstock 30cmx10cm para as páginas;

· 2 quadrados de chipboard medindo 10.5cm cada lado para a capa;

· 2 quadrados de papel decorado de sua escolha para fazer a capa medindo 15cm;

· Diferentes papéis e tiras de papel para construção da página – estes papeis e tiras podem ser recortados de detalhes de outras páginas decoradas.

· Suas fotos favoritas – não se esqueça que você vai contar uma história.


Materiais

Corte três tiras de Cardstock tamanho 10x30

Meça os papeis e marque com a régua ou dobradeira de forma que tenha 3 divisões iguais.

Com a ajuda da régua dobre as partes marcando as bem

Dobre a primeira parte para dentro e a segunda por cima desta

O papel deverá ficar assim

Quando aberto este é o resultado

Usando fita dupla face cole as três tiras de cardstock umas nas outras

Uma vez juntas, recote o último quadrado para que o efeito pareça de livro


Este é o resultado final

Pegue o papel decorado escolhido para a capa - 15cm

Posicione uma das partes de Chipboard (10,5 cm) no centro deste papel

Cole com fita dupla face


Com o auxílio da tesoura ou fio de cabelo corte as bordas como na foto

Dobre sobre a capa

Resultado final do verso da capa "encapada". Repita o processo com a outra placa de chipboard.

Já encapadas, passe carimbeira marrom para dar o efeito de envelhecido

Resultado final Capas

Use fita dupla face para colar as folhas em sanfona na capa

Colagem da capa

O resultado final deverá ser este

Decore as páginas com as fotos da história escolhida por você

O objetivo principal e utilizar detalhes dos próprios papeis como recursos de embelezamento

Sugestão de decoração

Bolso em forma de círculo para colocar TAGs com fotos

Faça o círculo no papel escolhido e prenda as bordas com grampeador ou fita banana

Detalhes do álbum

Verso do álbum

Utilizando retalhos dos papeis utilizados no mini-álbum, sugiro a confecção de um cartão para presentear o álbum para alguém


Utilize plástico de embalar Cd para guardar o cartão

Espero que gostem...
Bjs... Carlinha Falls


Gente...próximo PAP é de um relógio lindo de morrer que a Carlinha fez no workshop também.
Mil bjs
















4 comentários:

_Rita de Freitas_ disse...

Amei o pap...tá lindo e bem explicado. Já to doida pra arranjar um tempinho pra fazer um pra mim.....beijokasss

Maya disse...

Adorei esse pap!!!
Mais idéias para fazer mini dos sobrinhos né!! hehehe
Beijos!!

Kyria Moura disse...

lindo! amei!
obrigada por compartilhar

Anônimo disse...

OI,lindo trabalho ,parabéns!!!
Onde encontro esse kit que vc usou para o scrap? obrigado