Design by Laurie

domingo, 6 de dezembro de 2009

Mensagem da Irlanda para vocês...

...que estão participando da Campanha Castle Hill e para as meninas que por motivos pessoais não podem participar, mas sei que sentem bastante carinho por essa causa tão nobre: o amor a outros.

Meninas, minha irmã e meu cunhado escreveram essa mensagem para vocês...espero que gostem e seja uma retribuição pelo esforço de cada uma em ajudar o Morph.

Bjs

...............................................................................

Quando eu e meu marido soubemos sobre a iniciativa da Luciana em organizar esta campanha e o número de pessoas que, sem nos conhecer, resolveram participar com tanta generosidade e bondade nós nos sentimos encorajados a continuar nosso trabalho em busca deste sonho, desta VISÃO.

Este post vai ser bem longo, mas eu peço pra vocês lerem até o final porque não há razão para vocês ajudarem nossa causa se vocês não sabem sobre a causa que estamos nos dedicando, onde, com quem e um pouco da história deste povo tão maravilhoso que são os Irlandeses.







A primeira coisa que vocês precisam saber é que a Irlanda do Norte, um dos paises mais pobres da Europa (NORTE, protestante e parte do Reino Unido) é um país diferente da República da Irlanda (SUL, maioria católica e independente do Reino Unido).  



O povo irlandes é um povo engraçado, bem humorado e que adora tirar sarro deles mesmos. É um povo generoso e amigável, mas com baixa auto-estima com relação a eles mesmos como um POVO. A maioria viveu sob grande domínio dos ingleses e gerações cresceram aprendendo que não são bons o suficiente, inteligentes o suficiente, talentosos o suficiente e todas estas mentiras...os irlandeses são maravilhosos. A história, a cultura, a música, a arte e o povo são dignos de seu tempo, de seus botões, fitas e papéis...acreditem!

Qual é a VISÂO?


Castle Hill é um lugar históricamente muito especial.
Este monte está localizado no topo da cidade de Dungannonn e este é o único local na Irlanda do Norte na qual você consegue ver TODOS os 5 condados do país. Estratégico, ein? No passado o clã O´Neill, reis de ULSTER (Um dos nomes dados à Irlanda do Norte) usou este local para treinar os JOVENS LÍDERES da nação para batalhas (documentos dizem que eles eram treinados espiritualmente e fisicamente).


Ao passar dos anos a única lembrança deixada desta época são as duas torres no topo do monte e mais tarde , ao lado delas, um quartel general da polícia foi levantado e está lá - sem ser usado - por anos.


A Irlanda do Norte é um país que sofreu por anos conflito armado entre católicos e protestantes. Ser católico e protestante não é uma questão espiritual, mas uma questão política e social. Católicos tiveram suas terras tiradas à força e com violência no inicio da invasão britânica (protestantes), sua língua foi forçada em muitos lugares a ser trocada do gaélico para o inglês (incluindo seus nomes) e socialmente este grupo passou a sofrer pobreza, desemprego, frio, fome e por aí vai (conhece a história dos índios brasileiros? Então, mesma coisa). Como o grupo protestante representa a maioria do norte este grupo dominou as melhores porções de terra, empregos e posições do governo. Injustiça resulta muitas vezes em conflito, mas ao invés de conflito político alguns países-grupos se levantam com conflito armado.







Quando você ouve falar do IRA (Exército Republicano Irlandes, também conhecidos como paramilitares) você ouve falar de um grupo de trabalhadores que cansaram do abuso e eram contra o domínio inglês em seu país e se levantaram com violência contra seus dominadores. A famosa frase: "Violência gera violência" foi verdadeira neste caso e eu acrescento que deixou "feridos" que sobrevivem até os dias de hoje - mesmo depois do final oficial dos conflitos armados.-
Um outro grupo surgiu da formação do IRA com o intuito de lutar politicamente pelos direitos dos Irlandeses e este grupo existe até hoje e é chamado Sian Fain.


QUAL É A VISÂO, CARAMBOLA...


Algumas das consequências dos conflitos na Irlanda do Norte são: Bairros separados entre católicos e protestantes, escolas separadas entre católicas, protestantes e integradas (com os dois grupos), lojas e ruas separadas em áreas católicas e protestantes, pais, filhos, filhas, mães etc mortos ou deixados pra trás por causa dos ataques terroristas, pessoas que, após o termino do conflito, não fazem idéia do que fazer da vida, pois toda sua IDENTIDADE e PROPÓSITO estava colocada na LUTA por LIBERDADE e DIGNIDADE restando uma geração que não vê razão alguma para CONTINUAR a VIVER se afundando em depressão, drogas, abuso de álcool, SUICIDIO e auto-mutilação.


É uma situação parecida com as dos índios brasileiros que sofrem uma grande número de suicidios e alcoolismo entre indios jovens. Porque? Porque no passado estes jovens eram treinados e criados para serem os guerreiros de suas tribos, mas agora não há mais IDENTIDADE, sem um propósito este guerreiros de alma se veêm sem razão para continuar a viver porque ninguém os tem encorajado a encontrar um propósito diferente, algo que valha a pena viver e investir suas vidas.


E A VISÂO É..............
LEVANTAR OS JOVENS LIDERES DA NAÇÂO MAIS UMA VEZ!







Nossa organização se chama Morph e a informação mais importante que vocês precisam saber sobre nós é que somos absolutamente facinados por Cristo: sua vida, seus ensinos e seu exemplo...nós o amamos MESMO!


A palavra MORPH vem do Grego TRANSFORMAÇÃO e é usado principalmente em computação para descrever a transformação de uma figura, pixel por pixel, em alguma outra figura (como uma borboleta se tranformando numa maçã).


Nossa visão é ajudar na tranformação de crianças, adolescentes e jovens, pixel por pixel, através de relacionamentos que durem. Uma vez que estas pessoas são transformadas e conseguem visualizar outra razão pra viver que não é conflito eles transformarão suas comunidades, seu país e o mundo. Nós acreditamos em justiça, proteção do meio ambiente e tranformação no caráter das pessoas...em outras palavras "NÓIS QUÉ" MUDAR O MUNDO!!!!!!


Como fazemos isso?
Até o momento nós tinhamos um clube que abria todos os dias das 3 da tarde até 10 da noite dando aos jovens um local seguro para que eles pudessem sair das ruas após o horário da escola. Ao invés de beber e usar drogas eles passavam o dia conosco jogando video game, tomando chá e chocolate quente, jogando diferente jogos, usando a sala de oração para explorar espiritualidade, fazendo arte, passeios e recebendo aconselhamento e encorajamento em outras áreas (escola, emprego, cursos, competições etc), ajudando em problemas como intervenção em casos de suícido etc. Mais tarde nós passamos a fazer projetos na comunidade local. Fomos aos bairros mais problematicos para fazer projetos com crianças e jogar futebol com meninos ajudando no reconciliamento entre a polícia e adolescentes que já foram envolvidos em crime. Todo verão nós recrutamos adolescentes e jovens para servir a comunidade de maneira prática. Eles passam quatro dias conosco limpando ruas, ajudando a cuidar dos jardim dos idosos, doentes e mulheres grávidas, brincando com crianças nas ruas, fazendo churrascos comunitários, pintando muros, plantando e distribuindo vasos de flores para ajudar no aspecto de bairros mais pobres. Abrimos nosso local (uma lojinha apertadinha com um escritório, banheiro e sala de oração) todas as sextas e sábados das 11 da noite até 3 da manhã e caminhamos pelas ruas para ver se algum jovem drogado ou bebado precisa de ajuda para ir pra casa, precisam de aconselhamento, bater papo ou tomar um chá-café conosco, desta forma diminuimos o indice de comportamento anti-social na cidade, acidentes pela combinação de drogas, alcool e direção, estupros pela combinação de drogas, alcool e saias curtas etc







NOsso objetivo é usar o Castle Hill para continuar nosso projeto. Neste local nós teremos um novo clube, organizações que trabalharão em parceria com MORPH (contra abuso de drogas e álcool, suicidio e auto-mutilação, aconselhamento e outros grupos de apoio), um café e loja de produtos justos (produtos 
não feitos em fábricas que usam crianças para trabalhar ou não pagam ao trabalhador seus direitos corretamente, também chamados produtos fair trade) na qual jovens poderão receber treinamento para a busca do primeiro emprego, um albergue para jovens sem teto e pessoas que estão "peregrinando" pela Irlanda (para exercitar hospitalidade), uma horta comunitária na qual pessoas com baixa renda poderá se beneficiar de vegetais e legumes produzidos localmente por jovens, área para arte e estúdio de gravação para jovens músicos etc.

Este projeto tem sido nossa luta pelos últimos 8 anos e há vários aspectos legais e práticos que devem ser considerados antes do governo ceder o local para nós. Um dos maiores desafios é levantar os 3 milhões de libras necessários para reformar o quartel general e a área em volta do prédio, gerenciar e manter o projeto. Esta foi uma das condições dada pelo governo: levante o dinheiro e daremos o local para vocês usarem- sujeito a aprovação, claro!.


Como os cartões de vocês irão ajudar?


Os seus cartões seguem a filosofia MORPH: "Transformando o mundo pixel por pixel...cartão por cartão.
Cada cartão tem um valor inestimável. Não há palavras para agradecer sua dedicação,bondade, papéis, carimbos e botões. Cada cartão nos dá a oportunidade de investir numa geração sem pais que necessitam de ajuda para continuar a viver...a cada cartão que vocês fazem e enviam eu penso num nome que iremos ajudar: Kevin, Cassey, Steve O, Ash, Frank, Donna, Leanne, Cripy, Aaron, Garet, Mark, James, Orla, Michele, e outros.


Caso vocês queiram (sujeitos à votação no blog e a aprovação da chefa Luciana) eu posso compartilhar algumas histórias com vocês, histórias de alguns jovens que trabalhamos e de algumas situações que passamos em nosso projeto.


Muito obrigada por tudo o que estão fazendo por nós e por serem parte deste sonho...
Vocês são parte da nossa transformação!


Assinado: Garreth, Carla, Eli e Morph (Daniel, Christine, Douglas, Dianne e voluntários dedicados!!!)






Lembrando que vocês podem participar da campanha ainda, pois vai além do Natal. Se não puderem, apenas divulguem em seus blogs...


Bjs e obrigada novamente...





Nenhum comentário: